Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

Rio+20 já tem 79 delegações confirmadas, diz ministra.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse na manhã desta sexta-feira (9) que 79 delegações já confirmaram participação na Rio+20 e que as eleições previstas para este ano em todo o mundo e a crise econômica não devem atrapalhar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A ministra recebeu em Brasília o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, para acertar as questões logísticas.


De acordo com a ministra, neste encontro foram definidos os detalhes logísticos, como a acomodação e transporte, e está tudo “encaminhado”. Além disso, o encontro teve um outro objetivo, que é definir as intenções políticas do Brasil como sede da conferência climática.
O secretário-geral da Rio+20 disse que não há problemas na organização dos grandes eventos que os brasileiros farão e que recebe bem as críticas por ser um “político velho que vê críticas como naturais”.
- Está tudo encaminhado, sem problemas na organização. O Brasil é muito grande e vai dar conta de realizar muito bem os três grandes eventos [Copa do Mundo, Olimpíadas e Rio+20].
A ministra Izabella Teixeira e o secretário reforçaram que a conferência deve ser um momento de decisões e não apenas de discursos. Eles fizeram ainda um apelo para que a população e a mídia pressionem os governantes para que resoluções sejam assinadas no encontro.
Rio +20
Em junho, o Brasil irá sediar a Rio +20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92.
Em junho, líderes de diversos Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da organização, se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações.
A ideia da realização dessa conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU. O evento recebeu o nome de Rio +20 justamente porque a reunião irá acontecer no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois da Eco92, uma conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes.

Até amanhã,amig@s!

Fonte: R7

Nenhum comentário: