Esse parece um pedido estranho – mais estranho ainda se for feito em um açougue. Mas é mais ou menos isso o que você pede quando compra um quilo – só um quilinho!! – de carne de boi.
Você sabia que, além do gasto de água em nosso dia-a-dia – que já é muito! -, milhares de litros são utilizados na produção das mercadorias que consumimos?
Produto | Unidade | Litros de água |
Açúcar | 1kg | 1500 |
Algodão | 1 camiseta | 2700 |
Café | 1 xícara | 140 |
Carne | 1 Kg | 15500 |
Cerveja | 1 copo | 75 |
Cevada | 1 Kg | 1300 |
Frango | 1 Kg | 3900 |
Hambúrguer | 1 unid. | 2400 |
Leite | 1 litro | 1000 |
Milho | 1 Kg | 900 |
Ovos | 1 unid. | 200 |
Pão | 1 fatia | 40 |
Papel | 1 folha A4 | 10 |
Queijo | 1 Kg | 5000 |
Soja | 1 Kg | 1800 |
Trigo | 1 Kg | 1300 |
Além do cálculo feito para as mercadorias, o Water Footprint também estima o consumo de água dos países por ano. Chega-se a esse número pelo volume de água potável gasta na produção de mercadorias e serviços consumidos pelo total de habitantes do país, mais a água utilizada nos produtos importados e menos a que serviu para os exportados. E isso inclui águas superficiais e subterrâneas e água do solo no caso da produção agrícola.
Para se ter uma idéia maior do estrago, cada habitante da China consome cerca de 700 m³ de água por ano e apenas 7% desse valor vem de fora do país. No Japão, ao contrário, 65% dos 1150 metros cúbicos de água consumida por pessoa, em um ano, são provenientes de outros países. Nos Estados Unidos, o consumo por habitante é proporcional aos excessivos hábitos dos americanos: 2500 m³ em um ano.
Ficou curioso? Quer saber quanta água você tem consumido indiretamente por aí? Então, faça o cálculo no site e mude já de atitude!
Confira, também, o Virtual Water Poster, um projeto de design que contém uma lista enorme com a quantidade de água gasta com cada mercadoria, o consumo por países e dicas de como diminuir esse consumo. (A foto aí em cima, por exemplo, faz parte do projeto.)
Até amanhã, amig@s!
Fonte: Super (Originalmente publicada pelo Planeta Sustentável)
Nenhum comentário:
Postar um comentário