Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Mudanças Climáticas: Aquecimento Global e Efeito Estufa.

Mudanças climáticas no mundo, confira tudo sobre o aquecimento global e efeito estufa em forma de resumo. Hoje em dia, devido a um progresso desordenado, vivemos cada vez mais cercados por prédios, carros, indústrias e megalópoles enormes, e menos áreas verdes. E muitas vezes, e em muitos locais pelo planeta, este progresso esta causando graves consequências ao meio ambiente que nos cerca. E uma destas consequências que já estamos todos sentindo na pele é o surgimento de um fenômeno importante, o Aquecimento Global.


E por que o Aquecimento Global tem preocupado tantas pessoas pelo mundo e como pode nos afetar?

E o que é o Aquecimento Global?
Aquecimento Global é quando o acumulo de dióxido de carbono e outros gases, que são liberados através da queima de combustíveis fósseis, ou através das queimadas entre outros fatores, por exemplo; formam uma camada muito densa de resíduos sob a atmosfera, e com isto todo calor dos raios solares que chegam ao planeta fica retido na superfície, aumentando a temperatura do planeta.
Muitas são as causas deste Aquecimento Global. A constante emissão de poluentes provenientes dos veículos automotores que usamos; as indústrias que queimam constantemente carvão ou derivados para produção de seus produtos; queimadas e devastações das áreas verdes; entre diversos fatores que tem contribuído para este fenômeno cada dia mais presente e mais preocupante na vida de todos nós.
O Aquecimento Global tem feito a temperatura do planeta subir gradualmente ao longo de muitos anos, e como consequência tem ocorrido o degelo polar. Este degelo tem feito com que várias ilhas e pequenos arquipélagos ao redor do globo tenham desaparecido por completo debaixo deste volume maior de água. Não só isso, em muitas montanhas o gelo acumulado em seu topo vem derretendo também, como é o caso do monte Kilimanjaro, na Tanzânia, que pode perder sua camada de gelo ao longo das próximas décadas.
Não só isso, com o aumento da devastação da natureza o equilíbrio do ecossistema fica prejudicado, pois com as devastações em muitos lugares pelo planeta aparecem as secas e erosões do solo, muito da fauna e flora acaba desaparecendo ou correndo o risco da extinção, as chuvas ficam desreguladas, tendo chuvas ácidas, enfim, afeta a todos de um modo geral.
Como evitar que o Aquecimento Global continue a nos atingir?
Para tentar conter a emissão de poluentes nocivos a atmosfera, e diminuir os efeitos das mudanças climáticas, no ano de 1997, 162 países assinalam o Protocolo de Kioto. Este documento firmado tem como meta a redução em pelo menos 5% da emissão de poluentes pelos países mais desenvolvidos, com base nos níveis medidos no ano de 1990. Estes países firmaram o acordo para entre o ano de 2008 e 2012 atingirem estas metas, mas muitos deles estão longe de atingir a meta estabelecida, como é o caso dos Estados Unidos.
Aquecimento Global
E todos nós cidadãos também estamos convocados a fazer parte desta meta, e para isso basta que mudemos muitos hábitos do dia a dia, como evitar deixar luzes acesas sem necessidade pela casa, e com isso evitar que sejam queimados mais combustíveis fósseis para produção de mais energia; utilizar os serviços de transporte público e deixar o carro mais vezes em casa quando for possível, para evitar a emissão ainda maior de poluentes na atmosfera; fazer coleta seletiva do lixo, ajudando assim com a reciclagem dos materiais reutilizáveis; entre outras boas práticas saudáveis.

Até amanhã, amig@s!

Fonte: Vai Com Tudo

Nenhum comentário: