O fechamento da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) por nove domingos também vai fechar a ciclovia do rio Pinheiros, paralela à linha. Mas, além dos domingos, a via para bicicletas ficará fechada às segundas-feiras.
De acordo com a empresa, o fechamento será necessário por segurança. Carros, caminhões e equipamentos usarão a ciclovia nos domingos para o trabalho de modernização da linha férrea. Nas segundas, haverá limpeza e manutenção.
O anúncio do fechamento causou revolta entre ciclistas nesta quinta-feira. Pelo Twitter, entusiastas da bicicleta reclamaram da medida.
“Aí o ciclista pega a marginal porque a ciclovia está fechada e ele que é imprudente”, afirmou Ricardo Yasuda (@shadowmaru ).
“Definitivamente a ‘ciclovia’ da marginal é um parque ciclístico. Controle de acesso, horário de funcionamento e agora, fecha para obras”, escreveu João Lacerda (@Lacerdices ).
É frequente entre cicloativistas a crítica de que a ciclovia do Pinheiros, por ter poucos acessos e horário de funcionamento, não pode ser usada por quem tem a bicicleta como meio de transporte, além do lazer.
Aline Cavalcante (@pedaline ) também criticou o fechamento aos domingos. “Ainda mais porque o fechamento vai ser num dos dias da semana que mais tem gente pedalando por lá”, opinou
“Nos dias úteis, a linha 9 transporta 500 mil usuários, e, aos domingos 100 mil, enquanto a média de ciclistas aos domingos é de 2.000″, afirmou a empresa.
Até amanhã, amig@s!
Fonte: Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário