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domingo, 18 de março de 2012

O visionário do Vale do Silício e os carros elétricos.

Em 2003, Elon Musk já era bilionário, após vender negócios como a Zip2, companhia que criava conteúdo para portais de notícias, por 307 milhões de dólares, e, mais tarde, o PayPal para o eBay, por 1,5 bilhão de dólares. Já tinha começado uma nova companhia, a Space X, que se tornou a primeira a vender um voo comercial à Lua, agendado para 2013. Louco por máquinas possantes (ele tem um BMW Hamann M5 e um McLaren F1), Musk tinha o sonho de tornar viáveis os carros elétricos.


Fundou a Tesla Motors, sediada na Califórnia, e conseguiu chegar lá. O primeiro modelo de sua montadora foi o Tesla Roadster, cuja produção foi encerrada este ano, depois de tornar-se um ícone dos novos tempos. Lançado em 2005, o modelo virou um dos carros na garagem do ator George Clooney. Apesar de custar 92 mil dólares, conquistou ainda Sergey Brin e Larry Page, os fundadores do Google.
PERFOMANCE SEM FUMAÇA
Baseado no chassi de um Lotus Elise, o esportivo de apenas 875 quilos que fez um certo sucesso nos anos 1990, o Tesla Roadster tinha uma senhora diferença: em vez de motor a gasolina, tanque e escapamentos, ele foi testado (e saiu-se bem) com uma bateria de 6 831 células de íon de lítio, similares às que equipavam notebooks e celulares.
A ideia foi de Martin Eberhard, engenheiro que trabalhava na Tesla e com quem Musk se desentenderia mais tarde. Aparentemente, o estopim da briga foi a paternidade do projeto.
Com um torque capaz de arrancar de 0 a 100 km/h em 4 segundos e acelerar a 205 km/h, com autonomia de cerca de 350 quilômetros, o Tesla Roadster mostrou que era possível ter um carro esportivo sem jogar um grama de fumaça no ar. E ainda com uma performance melhor do que as baterias de chumbo-ácido ou níquel metal hidruro, que rodavam meros 60 quilômetros e demoravam de 8 a 10 horas para serem recarregadas.
UM SEDÃ QUE LANÇA TENDÊNCIA
Hoje com 39 anos, a próxima tacada de Elon Musk, que se formou em economia pela Universidade da Pensilvânia e um ano depois em física, será o sedã S, igualmente movido a bateria e vendido por cerca de 50 mil dólares nos Estados Unidos. “Já temos 6 500 interessados nesse carro e a produção de 2012 está toda vendida”, disse Musk, no evento de lançamento do S. Construído em uma fábrica cedida pela Toyota em Freemont, na Califórnia, o sedã fará com que Musk não apenas deixe de ser um forasteiro no mundo dos automóveis, como continuará a gerar tendência.

Até amanhã, amig@s!

Fonte: Planeta Sustentável

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