Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Terremoto de magnitude 7,2 atinge região central do Chile, alerta de Tsunami é ligado.

Um forte terremoto de magnitude 7,2 atingiu o centro do Chile neste domingo, informou o instituto geológico americano (USGS, da sigla em inglês). No entanto, até o momento, as autoridades chilenas não reportaram sobre a existência de vítimas. Também não há alerta de tsunami.


O terremoto de 7,2 ocorreu às 22h37 GMT (19h37 de Brasília) a 219 km ao sul de Santiago. A profundidade foi de 30 km. Por outro lado, o Serviço Simológico Nacional (SSN) da Universidade do Chile informou que a magnitude foi de 6,8.
O Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) ativou o protocolo de evacuação preventiva da costa da região de Los Lagos até Valparaíso. Contudo, após ter conhecimento da informação da Marinha sobre as possibilidades nulas de tsunami, a evacuação foi cancelada, criando confusão em algumas cidades.
Após terremoto, Chile está em alerta devido ao risco de tsunami
O terremoto de 7,1 graus na escala Richter que atingiu o Chile nesse domingo (25) gerou um alerta geral na região. Pelo menos 7 mil pessoas foram retiradas ontem e na madrugada de hoje (26) de Maule, no Sul do país. As autoridades chilenas optaram pela evacuação da área para prevenir contra os riscos de tsunami.
A situação é monitorada pelas autoridades chilenas, que não descartam a possibilidade de ocorrência de umtsunami. Foram observadas alterações no nível do mar na região. O assunto é acompanhado também pelo Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS).
De acordo com o instituto, os últimos tremores de terra ocorreram a 300 quilômetros de Santiago, por volta das 22h37. Não há registros de terremotos de madrugada nem nesta manhã. O Chile está localizado em uma região geográfica na qual os tremores são frequentes.
Em 27 de fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, considerado o pior da história recente do país. O terremoto provocou mais de 500 mortos, a destruição de prédios e prejuízos para órgãos públicos e empresas privadas.

Até amanhã, amig@s!

Fonte: Info Exame


Nenhum comentário: