Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Após seis dias, incêndio é controlado no Parque Nacional de Ilha Grande


Um incêndio que atinge desde o último sábado (21) o Parque Nacional de Ilha Grande, localizado na divisa dos estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul, já está sob controle, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Pelo menos 20 quilômetros quadrados de vegetação foram destruídos pelo fogo nos últimos dias. O parque tem uma área total de 788 quilômetros quadrados.
O analista ambiental Térsio Pezenti, do ICMBio, disse à Agência Brasil que no fim da tarde de hoje (26) havia poucos focos de incêndio na região. “O fogo agora já está controlado, ele acabou de chegar a uma área de vegetação arbórea, de difícil queima”, explicou. “O tempo está nublado e com pouco vento. Vamos manter uma equipe de 12 pessoas monitorando o local.”
Os ventos fortes dos últimos dias e o fato de a área em torno do local afetado ser alagada dificultaram as operações de combate ao incêndio. As equipes chegaram a remover um trecho de vegetação para evitar que as chamas se alastrassem.
O fogo atingiu a região sul do parque, nos municípios de Guaíra e Altônia, ambos no Paraná. Um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, o Parque Nacional de Ilha Grande abrange áreas de nove municípios, cinco do Paraná e quatro de Mato Grosso do Sul. Criado em 1997, o parque é formado por lagos, lagoas, áreas de várzea e cerca de 300 pequenas ilhas no Rio Paraná.
Há suspeitas de que o incêndio foi provocado por um morador que vive próximo ao parque. O caso será investigado pelo ICMBio, com o apoio da Polícia Federal. No último mês de março, outro incêndio destruiu cerca de 10 quilômetros quadrados de vegetação do parque.

Até amanhã,amig@s!
 
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: