Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Evento: Soluções para um planeta sustentável.

Conferência Internacional, 16-17 de junho de 2012, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.


Atitudes individuais são importantes porque é preciso mudança de hábito, de mentalidade. Fonte: Uma Centelha

O Instituto Internacional de Meio ambiente e  Desenvolvimento (IIED) organizará um grande evento internacional alguns dias antes da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) que realizar-se-á no final de junho de 2012. “Soluções para um planeta sustentável” irá apresentar um conjunto de recomendações para agir, elaborado a partir de 40 anos de trabalho no desenvolvimento sustentável. Mostrará a experiência e as perspectivas dos profissionais e pesquisadores do mundo inteiro que trabalham para tornar o desenvolvimento sustentável uma realidade em uma grande variedade de contextos. Fornecerá também um espaço para um diálogo sobre os desafios atuais e emergentes para mover-se rumo à sustentabilidade. Enfim, permitirá alianças entre atores dispostos a explorar como trabalharem juntos face  aos objetivos combinados,  beneficiando assim de uma  aprendizagem e responsabilidade mútuas.
 A conferência “Soluções para um planeta sustentável” inclui :
1. Meios para pagar o desenvolvimento sustentável ;
2. Modos de viver dentro das fronteiras planetárias – especialmente  com os limites do clima – assim como modos de lidar com os limites e aspirações sociais e econômicas ;
3. Abordagens para lidar com a rápida urbanização ;
4. Uma ‘Economia verde’ justa que ajuda a reduzir a pobreza ;
5. Ferramentas e táticas para promover modelos econômicos que nos levam rumo ao desenvolvimento sustentável.
Sobre o evento
Trabalhando em estreita colaboração com parceiros no Brasil e com redes e alianças internacionais, nós organizaremos uma série de reuniões simultâneas, apresentações e discussões em torno das cinco áreas-chave acima mencionadas, para gerar um engajamento de ações sobre os principais temas da agenda da Cúpula Rio +20. Isso irá proporcionar um espaço para uma série de redes e processos internacionais que podem adicionar ideias, experiência e impulso importantes para o evento oficial.
Esta conferência não se destina principalmente a criar posições de defesa comum: acreditamos que é necessário unir os profissionais, os pesquisadores e as vozes da base e do Sul global com líderes empresariais e políticos próximos do poder de decisão, e permitir um diálogo inovador sobre as questões fundamentais para que o trabalho de sustentabilidade funcione para as pessoas e para o planeta.
As sessões e eventos organizados abordarão a interface entre os dois principais focos da Cúpula – “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e “O quadro institucional para o desenvolvimento sustentável”. Desejamos que esta reunião permitirá também enriquecer o diálogo e as negociações oficiais coordenadas pela ONU no Rio de Janeiro.
Insumos para a Cúpula : O IIED contribuirá com insumos à preparação da Cúpula em torno dos cinco conjuntos de “soluções” acima mencionadas, e garantirá que a análise e as recomendações de ação são amplamente disponíveis. Levaremos em conta comentários e  insumos provenientes de uma ampla gama de perspectivas.
Parceiros de trabalho: Nosso objetivo é envolver um amplo conjunto de organizações para que liderem e contribuam às sessões durante a conferência. O pessoal do IIED publicará um programa detalhado antes do final de Fevereiro de 2012, com um quadro conceptual para o evento. Colaborará também com uma variedade de parceiros brasileiros para garantir que o evento aborde questões de particular relevância para o país e que se baseie em seus conhecimentos e experiências.
Participação: A conferência “Soluções para um planeta sustentável” será aberta a todos os participantes. Para que possamos planejar o número de participantes, a inscriçao será solicitada com antecedência. Informações sobre o processo de inscriçao serão publicadas em nosso site (www.iied.org) no início de 2012. Pedimos às instituições interessadas em organizar sessões diretamente relacionadas com as soluções acima mencionadas entrar em contato com Tom Bigg no IIED (Tom.Bigg@iied.org).
Local: Agradecemos à Pontifícia Universidade Católica (PUC) de providenciar o local para esta conferência, e trabalhar em estreita colaboração conosco no planejamento e na realização dessa reunião. As instalações incluem um auditório para  600 pessoas, além de vários auditórios e salas de aula onde cabem entre 30 e 250 pessoas em cada uma. Isto nos permitirá organizar uma série de sessões simultâneas e incluir uma ampla gama de questões durante estes dois dias. A PUC está situada entre os hotéis da Zona Sul e o Rio Centro, local oficial da Cúpula Rio +20.
Mídia: Nós planejamos ter amplas instalações de mídia durante a conferência “Soluções para um planeta sustentável”. Nós organizaremos com antecedência reuniões informativas com a mídia e trabalharemos com uma grande variedade de jornalistas e de mídia para garantir uma boa divulgação de nosso evento. Os eventos serão transmitidos ao vivo e simultaneamente traduzidos como necessário.
Mais informações: Informações sobre “Soluções para um planeta sustentável”, e os preparativos do IIED para Rio +20, serão publicados em nosso site www.iied.org, e serão atualizados regularmente ao longo dos próximos seis meses.
Sobre o IIED (www.iied.org)
O Instituto Internacional de Meio ambiente e  Desenvolvimento (IIED) é uma organização de pesquisa política que põe em foco e estuda os desafios e as soluções do desenvolvimento sustentável, principalmente nos países de renda baixa e média na África, Ásia e América Latina. Estabelece  alianças com indivíduais e organizações, que sejam moradores de favelas urbanas ou instituições globais, o que permite ao IIED garantir que as políticas nacionais e internacionais refletem os programas das pessoas marginalizadas.
A nossa organização foi criada em 1971, para contribuir aos preparativos da primeira Cúpula da Terra, organizada em Estocolmo no ano seguinte. O IIED foi intimamente envolvido na produção de Nosso Futuro Comum, o relatório da Comissão Brundtland, em 1987. E participamos ativamente  às duas Cúpulas, do Rio em 1992 e de Joanesburgo em 2002.
Acreditamos que a Cúpula Rio 2012 acontece num momento vital para o mundo, e pode, deste modo, desempenhar um papel fundamental na definição do futuro da cooperação internacional, assim como ter uma ação eficaz a nível local e nacional para realizar objetivos de desenvolvimento sustentável. Através da conferência “Soluções para um planeta sustentável”, esperamos poder ajudar a definir uma contribuição construtiva para essa grande ambição.

Até amanhã, amig@s!

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Nenhum comentário: