Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vitória vergonhosa dos ruralistas. Senado aprova lei que enfraquece o IBAMA.

Estes "excelentíssimos" senhores querem acabar com o Brasil em favor dos lucros de uns poucos latifundiários que controlam o agronegócio.
Infelizmente, os senadores ruralistas venceram de novo ontem. Aprovaram um projeto de lei de última hora por 49 votos a 7¹.


O projeto regulamenta o artigo 23 da Constituição, que define as competências de União, Estados e Municípios na fiscalização de crimes ambientais. A proposta inicial, do deputado Sarney Filho (PV-MA), tinha como meta estabelecer atribuições ao Município e ao Estado, a fim de facilitar o combate ao tráfico de animais.
De última hora, foi acrescentada uma emenda na Câmara onde o órgão responsável por fiscalizar e autuar desmatadores passa a ser o licenciador. Como quem concede o licenciamento para desmatar é o governo estadual, o Ibama perde seus poderes na prática.
Marina Silva (ex PV-AC) tentou a aprovação de três emendas que neutralizavam as que tiravam os poderes do Ibama, por entender que os Estados são mais suceptíveis a possíveis pressões políticas. Nenhuma foi aprovada, graças à "digníssima" senadora Kátia Abreu (ela de novo!), do PSD-TO, relatora da Comissão de Constituição e Justiça (!?!).
Dou um doce para quem adivinhar a outra atividade desta moça. Empresária pecuarista.
Agora você entendeu tudo, né?

Foto da empresária pecuarista Kátia Abreu. Fonte: Wikipédia.


A senadora que estampa a foto acima é uma das principais pessoas interessadas em promover o desmatamento, em nome desse lucro fácil e imediato.
Já está provado que não é mais necessário desmatar um m² sequer neste país, já estamos saturados disso. Pode-se plantar para abastecer todo o mercado interno e manter a exportação (o que já nasceu errado há 500 anos, mas os políticos teimam em manter o modelo agroexportador) com as áreas já desmatadas.
Acontece que há muita terra ociosa nas mãos de uns poucos, e já existe muita tecnologia disponível. Alguns biomas brasileiros favorecem naturalmente a plantação em conjunto e ainda auxiliam as plantações com seus nutrientes naturais, como o Cerrado (ou mata seca).


Sarney Filho (PV-MA). Fonte: Site Oficial.

Olho nesse pessoal, gente! Eles não podem perpetuar esse modelo "coronelístico" enquanto cruzamos nossos braços. Vejam as declarações dos ruralistas:

"Vamos tirar essas prerrogativas ditatoriais do Ibama. O Ibama quer parar o Brasil, não vai parar, não!", vociferou Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Essa pérola é da Kátia Abreu: "Habituou-se no Brasil a achar que os órgãos federais são mais honestos que os estaduais e municipais. Não podemos tratar a Federação desta forma. O Ibama não é a Santa Sé, ele não está acima de qualquer suspeita, não".

E os Estados, dona Kátia? Estão acima de qualquer suspeita? Estamos de olho em vocês, não podemos deixar os ruralistas destruirem nosso bem mais precioso: a diversidade ecológica. O meio Ambiente é bem comum, e deve ser respeitado muito acima de propriedades e interesses escusos e privados.
Não votem em ruralistas em 2012!
Pesquisem o passado do seu candidato, essa é a melhor forma de livrar o Brasil dessa corja.

Até amanhã, amigos!

¹ Fonte: Folha Online - Cláudio Ângelo Márcio Falcão, de Brasília.

Nenhum comentário: