Pesquisar este blog

sábado, 15 de outubro de 2011

Ataques de tubarões na costa brasileira: o que você tem a ver com isso?

Ultimamente muitos ataques de tubarão tem sido registrados na costa brasileira, especialmente na região de Recife.
Muito natural que tubarões ataquem pessoas, a maioria diria. Não é.
Cardume de tubarões.

São muitos os fatores que atraem os tubarões a Recife.
O porto de Suape, construido na década de 1980, passou a ter movimento intenso de grandes embarcações a partir da década de 1990, e só então começaram a explodir os ataques na região. Segundo o biólogo Fábio Razin, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  "Parece haver uma correlação significativa entre o número de navios do porto e a ocorrência de ataques. Os tubarões reconhecidamente costumam seguir grandes embarcações".
Além disso, os barcos onde é praticada a pesca de arrasto de camarão despejam os restos da pescaria no mar, o que os atrai.
E o fator mais preocupante: um berçário de tubarões cabeça-chata (os que mais atacam aos humanos) foi destruído para a construção do porto. As fêmeas davam a luz na área de mangue que ficava onde foi feita a construção e de lá migravam para o estuário do rio Jaboatão, ao norte.
Já que a passagem foi interrompida, elas começaram a instalar-se em um banco de areia que se estende no mar a cerca de mil metros das praias da capital pernambucana. Entre essa faixa há um canal que mede entre 3 e 8 metros de profundidade onde há muita comida para seus filhotes, principalmente arraias.
Tubarão cabeça-chata.

O governo concedeu licença (ilegal, pois mangue é Área de Preservação Permanente) para a contrução, mas não pensou nas consequências para o meio ambiente e até para o turismo, que é um setor que sabemos ser até mais rentável que o portuário. O porto afeta até a gastronomia local, pois uma variedade muito grande de moluscos que vivem nos mangues simplesmente desapareceu.
É mais ou menos o que estão tentando fazer em Abrolhos, e já pudemos notar que as consequências são catastróficas.
Tubarão- tigre, a outra espécie que costuma atacar humanos em Recife.

Então, a responsabilidade pelos ataques dos tubarões é dos próprios humanos(?), aqueles que o povo elegeu para governa-lo.
Se você mora ou vai passear no litoral de Pernambuco, tome muito cuidado. Especialmente quando ventos vindos do sul ou sudeste sopram forte. Eles levam à costa os tubarões perdidos que seguem as embarcações do porto.

Até amanhã, amigos!



Nenhum comentário: