Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Deixe as baleias namorarem!

Querem transformar o maior berçário de baleias Jubarte do mundo, o Parque Nacional de Abrolhos, em um poço de petróleo gigante.
Baleias Jubarte namorando.

Em 1983, quando ainda não se falava muito em preservação do meio ambiente, foi criado um Parque Nacional para garantir a preservação das espécies que lá vivem, tamanha é a sua importância nos setores da pesca e do turismo.
O Parque fica localizado na zona de maior biodiversidade da América do Sul, e é a este santuário ecológico que as Jubarte escolheram para dar continuidade à espécie, nos períodos de acasalamento.
Vista aérea de parte da área do Parque Nacional de Abrolhos.

Em 2003, esta área foi loteada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) e agora dez empresas nacionais e estrangeiras estão preparadas para começar a exploração dos treze poços concedidos pelo governo. Concessão esta que é ilegal, pois o lugar pertence a uma uma APP (Área de Preservação Permanente).
As empresas são:  Petrobrás, Vipetro, Perenco, OGX, HRT, Shell, Vale, Cowan, Sonangol e Repsol.¹

Ativistas do Greenpeace em Abrolhos durante o mandato do presidente Lula

Diante desta situação alarmante, o Greenpeace lançou a campanha "Deixe as baleias namorarem", na qual pede uma moratória na exploração de gás e petróleo, estabelecendo uma zona de segurança de 93.000km² ao redor do Parque Nacional.
O link acima abre o site onde você pode assinar a petição online, que será levada às empresas e autoridades.
Sugiro também que enviemos emails a essas empresas e à presidenta por conta própria, para que eles sintam a pressão da sociedade e voltem atrás nesta decisão arbitrária e contrária aos interesses do mundo inteiro. Decisão esta que foi tomada com o propósito claro de encher os bolsos de uns poucos em detrimento de todos nós, humanos ou não.





Nenhum comentário: