Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Porto de Ilhéus: perigo que ronda o litoral baiano.

Uma das paisagens naturais mais lindas do litoral brasileiro está prestes a ser devastada. A cidade de Ilhéus, na Bahia, é considerada o cartão-postal da Costa do Cacau e está ameaçada pela construção de um porto.



Morro de São Paulo. Fonte: Morro de São Paulo by Jam.

O projeto foi transferido recentemente pelo governo da Bahia da Ponta do Tulha, área de preservação permanente, para o distrito de Ariguatá, ainda em Ilhéus. Mas de nada adianta esta mudança, segundo o Rima (Relatório de Impacto Ambiental) feito na região.
Segundo o blog Ambiental Sustentável, entre os principais problemas listados estão 29 impactos negativos ao ambiente físico da região, 36 ao bioma e 19 ao ambiente socioeconômico da área, já que a maioria das pessoas que lá residem trabalham direta ou indiretamente com a pesca.

Projeto do Porto Sul. Fonte: Bahia Notícias.
 
Ainda não há um estudo que comprove que a área é viável, embora o secretário de Planejamento do Estado diga que este será iniciado em breve.
O projeto prevê a interligação da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) a rodovias e a um aeroporto internacional; cerca de 4 mil moradores da região - a maioria pequenos agricultores - precisarão ser reassentadas; mamíferos marinhos provavelmente vão colidir com as embarcações (há histórico disso na região); cursos de rios e sedimentos costeiros serão alterados, provocando a morte de milhares de peixes e destruindo os ecossistemas de praia e mangue.
 
Morro do Pernambuco, na Praia do Cristo. Foto: Setur Ilhéus

O governo justifica essa atitude tresloucada sob o argumento de que vai atrair "desenvolvimento" para a região, bilhões, bilhões, e... bilhões. Parece que é só nisso que os governos estaduais têm pensado.
Desenvolvimento? Para quem? Às custas de que?
O turismo e a pesca vão acabar na Costa do Cacau, além de afetar toda a biodiversidade da região, como mostrou o Rima. Se o projeto destrói a economia interna e a qualidade de vida local, por que dar continuidade a essa insanidade?

Manguezal. Fonte: Preserve o que é nosso.

O governo já transferiu o projeto uma vez, se continuarmos fazendo pressão podemos conseguir que esta obra sem sentido (ou talvez tenha sentido para pouco$) seja interrompida.
Vou fazer uma petição virtual e encaminhar email ao Ministério Público da Bahia. Quando tudo estiver pronto, publico aqui para que você possa também fazer a sua parte.

Até amanhã, amigos! 




Nenhum comentário: