Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dica de Reciclagem: Vidro.

Vidro é um material que não tem tempo determinado para decomposição no ambiente. Ele não é um material diretamente nocivo, isso o torna um dos mais reciclados e reaproveitados do mundo.


Garrafas de vidro recicladas. Fonte: O Artesanato.

Em alguns países, como a Índia, o governo incentiva a reciclagem cobrando taxas altíssimas pela fabricação de novas garrafas.
O reaproveitamento tem sido mais utilizado no país porque não há muitas empresas trabalhando no setor, justamente porque não há incentivo por parte dos nossos gestores.
A técnica mais utilizada de reaproveitamento é, sem dúvida, a pintura.
Ainda muito menina, via minha mãe fazer os mais diversos desenhos em potes de maionese para decoração. Ficavam lindos, em pouquíssimo tempo já não havia mais nenhum. Os desenhos eram sempre diferentes, ninguém tinha um pote igual ao outro.
Você não precisa ter talento para pintura, só bom gosto.
Quer aprender o artesanato nas garrafas da foto acima¹? Vamos aos materiais:
  • Uma corda fina
  • Álcool líquido
  • Uma garrafa de vidro
  • Um balde com água.
Técnica:

Por baixo do bico da garrafa, enrole a corda várias vezes; depois molhe-a com álcool e acenda a ponta dela com o isqueiro, com muito cuidado. Não deixe a mão molhada de álcool ao acender, passe um pano úmido antes.

Deixe a corda queimar por 20 ou 30 segundos e, rapidamente, enfie-a no balde com água. Assim você poderá quebrar o bico com um golpe leve, e o corte sairá totalmente limpo. Como se fosse lixado.

Agora, você pode dar asas à sua imaginação e deixar sua casa linda, colaborando com o meio ambiente.

Até amanhã, amigos!

¹ Fonte: site O Artesanato.

Nenhum comentário: