Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Onças-pintadas estão ameaçadas de extinção em todo o continente americano.

As onças-pintadas vêem seus territórios cada vez mais devastados a cada ano. A espécie ocupava originalmente desde o sul dos Estados Unidos até a Patagônia, passando por toda a América. Hoje, há raríssimos exemplares no México, Brasil, Guianas e Argentina.

Onça-pintada caçando. Fonte: blog Animais Selvagens.

Na Argentina, por exemplo, estima-se que apenas 50 exemplares habitam as selvas locais. O Projeto Jaguar (como também são conhecidas as onças-pintadas) monitora desde 2003 uma das populações argentinas.
Todos os anos eles costumam registrar através de uma coleira com GPS em torno de três exemplares. Este ano, não conseguiram ainda nenhum, reflexo do desmatamento e da caça que, embora ilegal,  ainda é uma prática muito comum em algumas regiões do Brasil, das Guianas e da Argentina.
A intenção do Projeto é mostrar como a agricultura e a pecuária em larga escala afetam as onças.
 
Mamãe jaguar e seus filhotes. Fonte: Globo Amazônia.

A situação é preocupante, pois segundo a WWF (World Wildelife Foundation) há apenas 15.000 onças-pintadas vivendo nas selvas americanas.  Não há a menor preocupação de nenhum governo para protegê-las. Até agora, o que temos visto são apenas palavras, escritas ou não.
Se não começar já a mobilização das Forças Armadas para defender os territórios ameaçados - pois é claro que já existe mapeamento da rota dos caçadores e das regiões que tendem ao desmatamento -, leis mais rígidas, fiscalização e monitoramento constante dos exemplares remanescentes, jamais será possível a preservação desta espécie tão importante ao equilíbrio natural das Américas.

Onça-pintada. Fonte: Coruja Web.

A matança das onças precisa ser interrompida. O caso da latifundiária Beatriz Rondon ainda está sem solução, e olha que entramos em contato com todos os órgãos competentes, através da ONG Cadeia Para Quem Maltrata Os Animais.
Polícia Civil Judiciária de Mato Grosso, Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso,  Corregedoria do Ministério Púbico de Mato Grosso do Sul, Procuradoria Geral da República, OAB - MT, e OAB MT Sul.
Os "safaris" de sangue continuam, faça você também a sua parte. Cobre das autoridades competentes através do link "Beatriz Rondon".

Até amanhã, amigos!

¹ Fonte: Correio do Brasil.

Nenhum comentário: