Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dica de reciclagem: aparelhos eletrônicos.

Não é novidade que a indústria eletrônica produz novidades cada vez mais atrativas para o consumidor. O aparelho que é a última moda hoje daqui a seis meses dá lugar a outro modelo mais avançado, e assim o ciclo continua.
  A luta entre as indústrias.

Mas o que acontece com os equipamentos eletrônicos "obsoletos" que jogamos no lixo?
Primeiramente, é preciso que se saiba que a maioria das peças destes artigos tecnológicos traz consigo componentes carregados de metais pesados (como chumbo, cádmio, mercúrio e zinco), que por serem radioativos tornam-se extremamente perigosos ao contato humano e animal.
Estes elementos contaminam o solo dos lixões, que infelizmente são o destino dado à maioria dos resíduos nas cidades. E a contaminação desce até os lençóis freáticos e chega aos córregos e rios, o que afeta diretamente a qualidade da água e provoca doenças como o câncer, distúrbios neurológicos, dor generalizada, bronquite crônica e redução imunológica.

Funcionário da empresa Ecomicro separando os componentes das máquinas para reciclagem.
Foto: Reuters

E o que você pode fazer para evitar que isso aconteça?
Aqui em Belo Horizonte, por exemplo, há três alternativas: levar os computadores e peças velhas ao Centro Mineiro de Referência em Resíduos, que tem um programa de profissionalização com jovens de baixo poder aquisitivo, no qual eles aprendem a recuperar as máquinas quebradas; ou entrega-los ao PRODABEL, que faz uma atividade parecida; se você não tem carro ou tempo para levar suas máquinas até os lugares que citei, a empresa Emile, que vai gratuitamente à sua casa busca-las.



Procure na prefeitura da sua cidade ou até mesmo pela internet quais os postos de coleta disponíveis próximos a você.
Alguns fabricantes também já recebem seus produtos de volta e possuem programa de reciclagem. São elas: Nokia, Claro, TIM, Vivo, Sony Ericsson, Motorola, HP e Dell. Além disso, o Greenpeace (ele de novo!) fez um ranking dos fabricantes eletrônicos que tomam medidas sustentáveis.
Pronto! Agora não tem mais desculpa para jogar suas máquinas no lixo, hein?

Até amanhã, amigos.




Nenhum comentário: