A ONG Survival International (survivalinternational.org) divulgou nesta terça-feira fotos de uma família de índios peruanos mascho-piro, considerados isolados (sem contato com não indígenas).
Os Mashco-Piro habitam o Parque Nacional de Manú, no sudeste do país. Mas, de acordo com a ONG, avistá-los está cada vez mais recorrente nos últimos tempos.
A aproximação dos índios tem sido causada pela extração ilegal de madeira no parque e pela movimentação de helicópteros ligados à extração de gás e petróleo.
As fotos divulgadas ontem podem ser o registro mais detalhado já feito de uma comunidade isolada -estima-se que hoje existam cerca de cem em todo o mundo.
Mas o contato com os índios isolados é preocupante.
Mas o contato com os índios isolados é preocupante.
Recentemente, um fotógrafo de origem indígena, Nicolas “Shaco” Flores, foi morto por uma flecha ao tentar contatar os Mashco-Piro.
“O primeiro contato é sempre perigoso e frequentemente fatal para a tribo e para aqueles que tentam o contato”, disse, em nota, o diretor da ONG, Stephen Corry.
“A vontade dos indígenas de se manterem isolados deve ser respeitada.”
Há um ano, a Funai (Fundação Nacional do Índio) liberou fotos aéreas de índios isolados no Acre, na divisa com o Peru. Depois disso, não houve mais divulgação de novos registros na região.
Até amanhã, amig@s!
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário