Pesquisar este blog

domingo, 1 de janeiro de 2012

Nicarágua vai à Corte Internacional da Justiça contra construção de estrada costa-riquenha.

A Nicarágua entrou com uma ação contra a Costa Rica na Corte Internacional de Justiça (CIJ). O governo nicaraguense alega que seu vizinho viola sua soberania nacional e causa danos ambientais ao seu território por conta da construção de uma estrada ao longo da margem do rio San Juan, na fronteira dos dois países.

Nicarágua vai à Corte Internacional da Justiça contra construção de estrada costa-riquenha

Entre os danos apontados pela Nicarágua está o despejo de sedimentos no rio e derrubada da vegetação local, que estaria colocando em risco a qualidade da água e da vida animal da região. “Essas obras já causaram e continuarão a causar danos econômicos”, defendeu o governo nicaraguense.
O pedido à Corte é para declarar que a Costa Rica violou a integridade territorial e não respeitou diversas convenções ambientais. Também foi solicitado que o tribunal declare que a Costa Rica deve restaurar e pagar por todos os danos, além de realizar futuros projetos apenas mediante uma avaliação de impacto ambiental.
Segundo o processo, a Costa Rica teria se recusado repetidamente a dar informações sobre a construção e seus impactos ambientais.

Até amanhã, amig@s!

Fonte: Mercado Ético


Nenhum comentário: