A Nicarágua entrou com uma ação contra a Costa Rica na Corte Internacional de Justiça (CIJ). O governo nicaraguense alega que seu vizinho viola sua soberania nacional e causa danos ambientais ao seu território por conta da construção de uma estrada ao longo da margem do rio San Juan, na fronteira dos dois países.
Entre os danos apontados pela Nicarágua está o despejo de sedimentos no rio e derrubada da vegetação local, que estaria colocando em risco a qualidade da água e da vida animal da região. “Essas obras já causaram e continuarão a causar danos econômicos”, defendeu o governo nicaraguense.
O pedido à Corte é para declarar que a Costa Rica violou a integridade territorial e não respeitou diversas convenções ambientais. Também foi solicitado que o tribunal declare que a Costa Rica deve restaurar e pagar por todos os danos, além de realizar futuros projetos apenas mediante uma avaliação de impacto ambiental.
Segundo o processo, a Costa Rica teria se recusado repetidamente a dar informações sobre a construção e seus impactos ambientais.
Até amanhã, amig@s!
Fonte: Mercado Ético
Nenhum comentário:
Postar um comentário