Pesquisar este blog

sábado, 14 de janeiro de 2012

Analistas do HSBC apontam riscos para a economia verde em 2012.

As incertezas políticas e as disputas comerciais são os grandes obstáculos para o crescimento da economia de baixo carbono em 2012, acreditam analistas do HSBC.
“O desenvolvimento da economia limpa global passa pelos resultados das eleições nos Estados Unidos, França, Japão e Rússia”, afirma uma nota divulgada nesta segunda-feira (9) pela instituição financeira.

Riscos para a economia. Fonte: Envolverde

Os analistas entendem que as decisões firmadas na Conferência do Clima de Durban (COP17) dependem de como os futuros líderes dessas potencias encararão as mudanças climáticas.
Apesar de destacar o perigo das eleições norte-americanas resultarem em um congresso ainda mais conservador, o HSBC acredita que o pleito francês é mais relevante para as empresas de tecnologias limpas.
“A oposição ao presidente Sarkozy, que consiste de partidos socialistas e verdes, está propondo cortes ambiciosos no consumo da energia nuclear, pedindo inclusive o fechamento de 24 dos 58 reatores do país. Isto pode representar uma grande vitória para as fontes renováveis”, afirma a nota.
Entre as disputas comerciais que podem frear o crescimento da economia verde estão a polêmica entrada do setor da aviação no mercado de carbono europeu e a briga entre empresas de energia solar norte-americanas e chinesas.
“Estas batalhas são importantes por si mesmas, mas, além disso, devem definir o tom para a COP18 no Qatar em novembro”, explicam os analistas.
Outro ponto importante de 2012 de acordo com o HSBC será a Rio+20, em junho, que pode “providenciar maneiras criativas para os investimentos em preservação ajudarem a recuperação econômica mundial”.

Até amanhã,amig@s!

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Nenhum comentário: