Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Plante árvores e ajude a preservar o planeta.

Árvores ajudam na preservação do nosso planeta, renovam o nosso ar, nos oferecem frutos, sombra e até mesmo “remédios”.
Também ajudam a evitar enchentes. Uma árvore adulta, por exemplo, pode absorver do solo até 250 litros de água por dia.

Floresta preservada. Fonte: Emotion.

Além disso, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos.
As folhas que caem no chão servem de berço para as sementes e para proteger o solo dos pingos da chuva. Pingos de chuva, que caem diretamente no solo, causam erosão.

A erosão do solo causa prejuízos:

Em rios: A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, tornando o rio mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva e a morte dos peixes.

Para o solo: A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural.

Para os animais: A erosão pode destruir ninhos de animais que se encontram no chão ou mesmo tampa-los, matando os filhotes que estão dentro. Sem vegetação e frutos para alimentar os animais, eles vão embora ou morrem de fome.

Para os lençóis freáticos: Os solos sem vegetação não favorecem uma boa penetração de água, devido à ausência de raízes e minhocas que deixam a terra fofa.

Assim, os lençóis freáticos secam e acabam com muitos rios e, conseqüentemente, com a nossa água potável.

A copa das árvores também protege o solo da chuva direta e as suas raízes o seguram firmemente. As raízes das árvores que aparecem, às vezes, dentro do rio, parecendo cílios, evitam a erosão e servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.

Uma árvore pode transpirar até 60 litros de água por dia, através de suas folhas. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar; quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Assim, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar e a equilibrar o clima da região. Daí os parques e as florestas apresentarem um clima mais fresco.
As árvores formam uma parede que favorece o silêncio, impedindo a propagação dos ruídos. Cercas vivas, por exemplo, criam ambientes bonitos, mais silenciosos e aconchegantes.

As árvores oferecem uma sombra deliciosa. Se não nos não nos preocuparmos com o reflorestamento, num futuro próximo teremos que sair de casa levando um guarda sol!

Madeira: O mercado madeireiro cresce no Brasil e muitas empresas são clandestinas. Importante se preocupar em saber se a madeira que está comprando é autorizada, certificada ou não.

Papel: O papel vem da madeira, mais precisamente, da fibra de celulose, material que constitui as plantas.A parte mais usada é a casca das árvores. Importante utilizar papéis reciclados ou produzidos com madeira de reflorestamento.

Oxigênio: A poluição gerada pelas grandes cidades está desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo!

Estudiosos e pesquisadores afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio; já as florestas jovens liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio!

Frutas: A maioria das árvores são frutíferas, produzindo frutos deliciosos e saudáveis.

Fauna: Plante uma árvore perto de sua casa e veja e ouça o canto dos pássaros logo de manhã! Além da variedade de animais que poderão ser atraídos em busco de abrigo e alimentação.

Até amanhã,amig@s!

Fonte: Emotion

Nenhum comentário: