Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Comissão do Senado conclui votação sobre Código Florestal.


A Comissão de Meio Ambiente do Senado concluiu a votação do novo Código Florestal Brasileiro. O texto-base do código foi aprovado quarta (23) e os senadores terminaram ontem (24) de votar os 77 destaques, dos quais quatro foram incorporados no texto que seguirá para o plenário do Senado. Com cartazes de protesto e uma bandeira brasileira, um pequeno grupo de manifestantes acompanhou a votação.


Novo Código "Florestal", um câncer que corrói a maior floresta fluvial do mundo. Fonte: blog El Politizador.


A expectativa agora é que o texto possa ser votado em última instância pelos senadores na próxima semana, seguindo para a Câmara dos Deputados logo depois. “É um texto muito bom para o meio ambiente, para o Brasil, e que vai dar a segurança que os produtores precisam para trabalhar dentro da lei”, declarou o relator, senador Jorge Viana (PT-AC) após a aprovação.
Como assim, "bom para o meio ambiente"? Bom para o bolso de algun$ pouco$ latifundiário$ que desejam lucro fácil e imediato, sem nenhum investimento em pesquisa.
Já está comprovado que nem mais 1m² precisa ser desmatado, o Brasil é cheio de terras vazias e improdutivas nas mãos de pouco$.

Aldo Rebelo (PCdoB), a serviço do DEM(o) e da bancada ruralista, relator destas mudanças imorais. Fonte: blog do Gilnei.
A chamada "mata seca" do serrado, por exemplo, tem fácil adaptação a plantações. Não há a menor necessidade de desmatar.
A Floresta Amazônica possui solo paupérrimo, portanto não é nem um pouco interessante para nenhum agricultor. Já os pecuaristas querem destruir tudo para que seus bois de corte possam pastar livremente, o que é um absurdo.
E a outra parte quer de$matar para construir fazenda$ ou lote$ somente com o fim de e$peculação imobiliária. 
O texto passou inicialmente pela Câmara dos Deputados e pelas comissões de Constituição e Justiça, de Agricultura e de Ciência e Tecnologia do Senado. Como recebeu alterações em relação ao projeto enviado pela Câmara, o novo código precisará voltar para análise dos deputados. Eles poderão rejeitar parte ou integralmente o que foi modificado no Senado, mas não poderão fazer novas alterações. O projeto terá ainda que ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.
Proponho a hashtag #VetaDilma, vamos fazer um twittaço dia 26 de novembro, às 18h. Vamos chamar a atenção da presidenta para que esta violência contra a floresta não seja aprovada.  

Até amanhã, amig@s!

Fonte: Agência Brasil


Nenhum comentário: