Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Justiça: assassinos do casal de extrativistas mortos no Pará finalmente foram presos.

Em julho, escrevi um post sobre os trabalhadores rurais e ambientalistas que convivem todos os dias com ameaças e tentativas de assassinatos, principalmente na região amazônica.
Citei o casal José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, já que o caso repercutiu em todo o território nacional pela covardia com que o(s) pistoleiro(s) os mataram.
Outro fato que chamou atenção foi que José Cláudio já havia avisado publicamente várias vezes que sofria ameaças há tempos, e nada foi feito por parte das autoridades.
O motivo foi a "disputa" por lotes de terra no assentamento onde José e Maria eram líderes.
Como citei no post anterior, os grandes donos de terras matam pequenos agricultores para roubar suas terras há mais de 500 anos.
Mas pelo menos este crime não deve ficar impune: foram presos ontem José Rodrigues Moreira e Lindonjonson Rocha, respectivamente o mandante e o executor do homicídio.
Que os governantes fiquem atentos e enviem mais policiamento para as áreas de conflito, que todos sabem quais são; que a Justiça perca o medo e continue a caça a estes que arrancam dos filhos da terra o direito de se expressar e a própria vida.
Que casos tristes como este não aconteçam mais. E se acontecer, que os culpados apodreçam na cadeia.
Até amanhã, amigos. 

Nenhum comentário: