Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Botos vermelhos ameaçados de extinção pela pesca predatória.

O boto vermelho (ou boto cor-de-rosa) é uma espécie de golfinho fluvial que vive nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.
Este animal dócil e extremamente importante para a manutenção da fauna dos rios onde habita está muito próximo da extinção por crendices, pesca e ignorância.
Algumas lendas amazônicas dizem que aquele que leva o olho ou o órgão sexual do boto consigo atrai boa sorte no amor. Alguns botos têm sido encontrados mortos, sem suas nadadeiras e com um nome escrito com faca na sua cauda.
As populações locais vêem a caça ao boto como algo natural, embora a maioria saiba que a captura de animais silvestres é crime ambiental.
Outra causa para a diminuição drástica de representantes da espécie é a pesca predatória.
Muitos morrem enroscados em linhas de nylon, e muitos outros são assassinados para servir de isca para a pesca de piracatinga, um peixe necrófago (que come restos de outros animais mortos) muito apreciado principalmente na amazônia colombiana.
Precisamos de fiscalização e leis mais fortes, que protejam a esses seres tão essenciais à manutenção do nosso planeta. São muitas as espécies em extinção em nosso território, e muito pouco (ou quase nada) tem sido feito para assegurar sua sobrevivência.
Alô, Dilma! Preocupe-se um pouco menos com a Copa e garanta nosso direito constitucional a um meio ambiente (e clima) equilibrado.

Nenhum comentário: