Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Somália: Diário das Trevas.

A Somália é um país situado a Nordeste do continente africano.

Um lugar que já foi cheio de belezas naturais, fauna rica e uma História cheia de bravos guerreiros de etnias ancestrais.
Mas nos dias de hoje a realidade é outra.

No Conexão Repórter da semana passada, o que vi foi um povo triste, carente de tudo: água, alimentos, saúde e, principalmente, dignidade.
Enquanto o presidente ostenta roupas francesas e relógio suíço, a população local sofre com a ausência total de recursos essenciais à vida. Nas escolas, professores sem formação alguma mal sabem o que ensinar às crianças. Os hospitais são verdadeiros "depósitos humanos", enfermos que sofrem de doenças mentais têm os pés acorrentados às camas que, por sua vez, não oferecem conforto algum.
Para piorar a situação, o país sofre há muitos anos com uma guerra civil.
Os rebeldes invadem as casas, saqueiam tudo o que vêem pela frente, seqüestram as crianças e matam os adultos.
E o governo nada vê, nada faz. Pelo contrário, só atrapalha. Os alimentos que deveriam ser enviados aos campos de refugiados são desviados e mantidos nas mãos da elite.
A violência sexual nesses campos é corriqueira e mantida através da impunidade. Fiquei estarrecida ao ver o depoimento de uma mulher que foi estuprada por sete homens e, com o laudo pericial nas mãos, diz que a polícia e a Justiça estão de braços cruzados diante deste crime mais que hediondo.
Pessoas sem trabalho, sem paz, alimentos, saúde, vontade de viver... Estão entregues à própria sorte, esperando a morte chegar.
E o que o restante do mundo pode fazer por essas pessoas?

Nenhum comentário: