Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Vietnã ameaça fechar reserva ambiental que abriga ursos

O Vietnã ameaça fechar o Parque Nacional Tam Dao, usado para abrigar ursos feridos por caçadores ilegais.


Oficialmente, pedido veio do Ministério da Defesa, que diz que a área é estratégica do ponto de vista militar. No entanto, ambientalistas que trabalham no local não se convencem com o argumento.
Segundo grupos de defesa dos animais, haveria por trás interesses de investidores, que querem transformar o local em um destino para o ecoturismo. “Não importa se as florestas estão protegidas ou não (…), o setor privado vai tentar ficar cada vez mais rico”, acusou Trinh Le Nguyen, diretor-executivo do grupo Reconciliação entre Pessoas e Natureza.
A caça ilegal de ursos é comum na região porque a bile desses animais tem valor no mercado negro da Ásia. Nos países da região – sobretudo na China – a substância é usada como um remédio para o tratamento de febres e inflamações. A bile é retirada com o animal vivo, mas o processo é doloroso e costuma deixar sequelas nos animais.
O Vietnã é um dos países mais importantes do mundo em termos de biodiversidade. Com menos de 1% da área de toda a terra do planeta, ele abriga em sua natureza cerca de 10% das espécies existentes.
 
Até amanhã, amig@s!
 
Fonte: G1

Nenhum comentário: