Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Para início de conversa...

O meu amor pela natureza surgiu em Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa e da famosa gruta de Maquiné. Ainda muito menina, eu vivia encantada pelas belezas naturais e pela vida selvagem daquele lugar.
Gruta de Maquiné, em Cordisburgo.

Cidade pacata com seus contadores de causos, seu doce de leite no fogão à lenha, sua broa e seu café. O congado, a cultura e o povo... Povo simples e humilde, que sempre teve respeito à vida e ao meio ambiente.
Todos amavam a Mãe Terra que lhes dava em abundância seus frutos e seu pão.
As lavadeiras cantarolavam dentro do rio, enquanto lavavam suas trouxas de roupa, e a criançada nadava naquela água pura e cristalina.
Brincávamos o dia inteiro no meio da mata. O nosso contato com os animais e a natureza era de total respeito, o homem e a natureza viviam em harmonia. Tudo seguia de forma simples, natural e feliz.

Zona rural de Cordisburgo. Fonte: blog do Fovest.
A Terceira Revolução Industrial (e, pasmem, estamos a caminho da quarta!) nos deixou de herança a chamada sociedade de consumo. Com isso, observo estarrecida que as crianças agora substituem o brincar pelo consumir, sem que os pais percebam o mal que esse comportamento traz às próprias crianças e ao meio ambiente. Se a demanda por recursos do planeta continuar a aumentar no ritmo atual, nós precisaremos do equivalente a dois planetas para manter nosso estilo de vida.
Devemos agir agora, sem perda de tempo, se ainda quisermos água potável, ar puro, terra fértil e um clima razoável. Estas são causas em favor de todos, e não de apenas alguns.
Mais importante que cuidar do planeta para os nossos filhos, é cuidar dos nossos filhos para o planeta.
Este blog tem como objetivo sensibilizar, informar e conseguir multiplicadores para lutarmos juntos pelas questões ambientais da nossa cidade.
Vamos vencer juntos esta luta!

Um comentário:

Lívia disse...

Pode contar comigo!
O planeta pede socorro...