Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Inseticida mostra eficácia contra praga e fícus da Bernardo Monteiro podem ser salvos


Os fícus de Belo Horizonte, infectados pela mosca-branca e ameaçados de serem eliminados, podem ser salvos.
A boa notícia partiu de testes, realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que apontaram que o inseticida orgânico “óleo de nim” obteve eficácia no tratamento das árvores doentes. Nas aplicações realizadas o produto matou 97,5% das moscas.
Inseticida pode salvar fícus ameaçados
Foto: Reprodução/ Priscila Musa
Porém a utilização do inseticida ainda depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ainda não deu parecer sobre pedido da prefeitura para aplicar o inseticida em áreas urbanas. Atualmente a agência só permite o uso do produto na zona rural.
O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural negou pedido da SMMA para fazer podas e retiradas dos fícus sem a análise do órgão.
A mosca-branca-dos-fícus ameaça cerca de 250 árvores na cidade, localizadas na Bernardo Monteiro, na avenida Barbacena, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul, e no Parque Municipal Lagoa do Nado, na região Norte.

Fonte: Bhaz
Até amanhã, amig@s!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PLANTAS MEDICINAIS

A Floresta Amazônica concentra a maior diversidade de espécies de plantas medicinais, comestíveis, oleaginosas e colorantes do planeta. Grande parte ainda não foi estudada em profundidade. Calcula-se que das matas tropicais foram extraídas nada menos que 25% de todas as essências farmacêuticas utilizadas atualmente pela medicina.

Laboratórios do Brasil e do exterior têm buscado nas plantas da Amazônia substâncias para elaboração de medicamentos, visando a industrialização e comercialização em larga escala. Nada menos que 5 mil princípios ativos já foram identificados nestas plantas. 

De acordo com o IBGE, estão identificadas na Amazônia Legal cerca de 650 espécies vegetais com propriedades medicinais. 

O Estado do Pará é o que mais se destaca com 540 espécies; seguido dos Estados do Amazonas (488); Mato Grosso (397); Amapá (380); Rondônia (370); Acre (368), Roraima (367) e Maranhão (261).

A região de Manaus, provavelmente, é o centro de origem de diversas famílias entre elas a Sapotaceae, Meliaceae, Lecythidaceae, Connaraceae e Caryocaraceae.


Foto: Autor desconhecido
Fonte: Save Amazonas

Até amanhã,amig@s!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Rinocerontes dados como extintos em parque moçambicano

Responsáveis pelo Parque Nacional do Limpopo (PNL), em Moçambique, anunciaram a extinção de rinocerontes naquele espaço, devido à caça furtiva, que trafica cornos do animal para os mercados chinês e vietnamita, com a conivência de funcionários do PNL.


Responsáveis do Limpopo acusam funcionários do parque de estarem envolvidos na caça furtiva

Segundo António Abacar, administrador do PNL, desde janeiro que não se avistam rinocerontes, «o que significa que aqueles que viviam no parque foram, provavelmente, mortos».


Segundo um censo realizado em 2011, existiam ainda alguns rinocerontes no PNL, mas a sua extinção levou os caçadores a virarem as suas atenções para os elefantes, que estão a ser abatidos em maior número.

«O grande problema que nos preocupa é que alguns dos nossos funcionários estão envolvidos na caça furtiva», lamentou Abacar, que disse que, atualmente, cerca de 30 empregados do PNL estão sob alçada disciplinar.

O PNL cobre uma área de 1,1 milhões de hectares, no sul do país, e integra o Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo, que inclui os parques sul-africano Kruger e zimbabueano Gonarezhou.

A facilidade com que os caçadores furtivos entram no PNL, podendo, a partir daí, aceder aos outros parques, levou as autoridades sul-africanas a ameaçarem repor a vedação que anteriormente separava os espaços.

Entre 2008 e o início deste mês, a polícia e o exército da África do Sul terão matado 279 moçambicanos envolvidos na caça ilegal, enquanto cerca de 300 outros moçambicanos foram detidos entre 2008 e 2012.

Alguns dos mortos ou detidos eram membros da Guarda Fronteira de Moçambique ou de outros órgãos de segurança.

Fonte:Tvi 24

Até amanhã, amig@s!