Pesquisar este blog

domingo, 27 de outubro de 2013

Índios querem receber novas moradias em forma de oca em MG

Temporal que atingiu a tribo em setembro danificou aldeia em Caldas.
Projeto deverá ter aprovação nos próximos dias pelo governo federal.
Índios da aldeia Xucuru Cariri, de Caldas(MG), que tiveram as casas danificadas por um temporal, vão ser beneficiados por um programa do governo federal que vai garantir a construção de novas moradias. No entanto, na entrega do projeto, os índios surpreenderam e pediram que as novas casas sejam construídas no formato de oca. A solicitação ainda está em estudo.
"A casa que a gente queria morar é acompanhando os nossos costumes, uma casa arredondada, mesmo que seja feita de tijolos, que não descaracterize uma oca. Está em em estudo, mas mesmo que eles não aprovem a gente vai aceitar, porque é uma necessidade", diz o cacique da tribo, Jânio Ferreira do Nascimento.
Índios pedem que novas moradias sejam construídas em formato de oca em Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
Índios pedem que novas moradias sejam

construídas em formato de oca em Caldas

(Foto: Reprodução EPTV)
O temporal que atingiu a tribo, no final de setembro, provocou estragos na aldeia. O vento forte levou telhas e assustou os 130 moradores. A aldeia foi cadastrada no Programa Nacional de Habitação Rural. O PNHR faz parte do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal e concede subsídios para trabalhadores rurais que desejam comprar materiais, reformar ou até mesmo construir novas moradias.
O projeto prevê a construção de 37 novas moradias na aldeia, todas de alvenaria e com formas arredondadas, preservando o estilo das moradias indígenas. O único problema é que para executar o projeto em formato de oca, as casas teriam o tamanho reduzido dos atuais 58 metros quadrados para menos de 50 metros quadrados.
Segundo Reginaldo Roberto da Silva, responsável pela entidade que organiza o Plano Nacional de Habitação Rural, a expectativa é que a aprovação do projeto saia nos próximos dias.
Aldeia foi danificada após temporal que caiu em setembro (Foto: Reprodução EPTV)
Até amanhã, amig@s!

Fonte: Do G1 Sul de Minas

Nenhum comentário: